quinta-feira, 31 de julho de 2014

Americano que morreu por ebola teve contato com 59 pessoas em 2 aviões

Autoridades nigerianas da área de saúde ainda tentam entrar em contato com passageiros e comissários dos dois aviões tomados pelo americano Patrick Sawyer, 40, morto após ser infectado pelo ebola. Das 59 pessoas, apenas 20 foram localizadas.
Sawyer, que trabalhava na Libéria, um dos principais países afetados pela epidemia de ebola, teria contraído a doença de uma irmã, que também morreu.
O americano tomou o primeiro voo na Libéria, pela Asky Airlines, mesmo apresentando os sintomas comuns da doença – vômito e diarreia. Ele então fez duas paradas – em Gana e Togo (onde mudou de avião)– e rumou para Lagos, capital da Nigéria.
Na Nigéria, Sawyer permaneceu em quarentena em um hospital, mas não resistiu à doença e morreu na última sexta-feira (25).

Autoridades nigerianas afirmam que ele teve contato com 59 pessoas, entre funcionários da empresa aérea e passageiros. Apenas 20 delas foram localizadas e fizeram testes para saber se têm o vírus da doença.
O americano trabalhava como consultor do Ministério das Finanças da Libéria desde 2008. Sua família é natural do Minnesota, nos Estados Unidos. Sawyer deixou mulher e três filhas de 1, 4 e 5 anos.
O ebola já infectou mais de mil pessoas no continente africano e matou aproximadamente 600 delas na Libéria, Guiné e em Serra Leoa.
O vírus é transmitido por contato direto com sangue, fluidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados. Entre os sintomas estão hemorragias, vômitos e diarreia. A taxa de mortalidade varia entre 25% e 90% entre os humanos e não há vacina que evite o contágio. (Com NBC News e Mirror).
Fonte: www.g1.com.br

Explosão de gasoduto em Taiwan mata 20 pessoas e deixa 270 feridos

Antes da explosão, fumaça saía das bocas de esgoto das ruas, diz agência. 270 pessoas ficaram feridas, segundo autoridades locais.


Uma série de explosões causada por um vazamento de gás deixou mortos e feridos na cidade de Kaohsiung, em Taiwan, na noite desta quinta-feira (31), pelo horário local. Pelo menos 20 pessoas morreram e 270 ficaram feridas, segundo anunciaram as autoridades locais.

Mais cedo, a prefeita Chen Chu havia divulgado um total de 15 mortos e 233 feridos.

Cinco bombeiros estão entre as vítimas fatais, segundo a entidade nacional de bombeiros. Eles faziam inspeções devido a avisos de vazamento de gás, quando ocorreram as explosões.

"Era como um terremoto", disse uma testemunha ao canal de notícias por assinatura FTV.

A agência estatal de notícias chinesa Xinhua informa que antes das explosões havia fumaça com um "cheiro semelhante a gás" saindo das bocas de esgoto nas ruas. As explosões causaram grandes incêndios e virou carros no local, acrescentou.

O danos se espalharam por várias ruas da cidade de Kaohsiung, informou a Xinhua.

O primeiro-ministro de Taiwan, Jiang Yi-huah, afirmou que ao menos cinco explosões sacudiram as ruas da cidade, que tem 2,8 milhões de habitantes, segundo informa a agência Associated Press (AP).
A interrupção de energia elétrica na zona dificultou o trabalho de busca de vítimas nos escombros. A fonte do vazamento de gás ainda não foi localizada.
Segundo Chen Chu, prefeita da cidade, várias empresas petroquímicas instalaram dutos subterrâneos paralelos na rede de esgoto do bairro de Chian-Chen, onde há fábricas e edifícios residenciais.

"Nossa prioridade agora é salvar vidas. Solicitamos aos civis que moram perto dos dutos que saiam de suas casas", declarou Chen à TVBS.

As autoridades também pediram à população que não vá às zonas afetadas pelas explosões. À noite, as escolas foram abertas para que as vítimas pudessem ser abrigadas, informa a France Presse.
Os bombeiros disseram que os residentes avisaram sobre o vazamento de gás por volta das 20h46 da noite do horário local e que as explosões começaram por volta da meia noite, segundo uma agência de notícias local citada pela AP.

Fonte: www.g1.com.br

Mais matérias...

Médico que liderava luta contra ebola morre em Serra Leoa

O virologista Sheik Umar Khan, 39, médico que liderava a luta contra o ebola em Serra Leoa, morreu em decorrência do vírus nesta terça-feira (29), segundo autoridades do país. Ele estava internado em um hospital na cidade de Kailahun, epicentro do surto, ao leste de Serra Leoa. O médico ficou conhecido por tratar mais de cem pacientes com a doença, até ser infectado pelo vírus, que possui até 90% de chance de mortalidade. O governo de Serra Leoa o chamou de "herói nacional".
Outro médico também foi vítima da doença na Libéria. Samuel Brisbane, que morreu no sábado (26), estava tratando vítimas do ebola no John F. Kennedy Memorial Medical Center, o maior hospital da capital liberiana, Monróvia, quando adoeceu.
O ebola já infectou mais de mil pessoas no continente africano e matou mais de 600 na Libéria, Guiné e em Serra Leoa. (Com agências internacionais).
Fonte: www.uol.com.br
Veja o documentário Caçadores de Virus.