sábado, 19 de julho de 2014

Brigas de Cachorro como separar?

Tenho 2 cães, de raça não definida, que durante meses foram motivos de grande preocupação pois devido a ciumes com bastante frequência brigavam. No começo eram brigas rápidas e fáceis de separar mas sempre deixavam alguma sequelas. Nos cães deixavam cicatrizes que com o tempo o pelo vinha a cobrir, em mim, tive que ficar semanas fora de minhas atividades laborais por ter um osso de meus dedos quebrados em uma mordida. Recentemente dois cães de meus pais, raceados com Pitbull, tiveram que ser sacrificados devido tamanha agressividade em suas brigas, nesta última meu pai teve que ser socorrido ao hospital com marcas de mordidas por todo corpo, além de sequelas irreversíveis nos cães. O que foi um trauma muito grande para toda a família. Pois temos um grande carinho a cães e animais de estimação.

Durante muito tempo fiquei procurando um método eficiente que viesse a resolver, de uma vez por todas problemas de brigas entre cães. Na internet sempre mostrava métodos evasivos que realmente não resolvia pois, a depender da agressividade dos animais envolvidos, tentar se aproximar é um risco extremo de se machucar.

Existem vários métodos paliativos que durante anos meus pais utilizavam para resolver brigas, e a mais eficiente era empurrar os cães na piscina, esse método é infalível, mas... Para que não tem piscina? O que fazer?

Como falei existem muitos métodos mas em sua maioria são evasivos e perigosos:

Levantar as patas traseiras.

Além de ser arriscado pode causar problemas nas articulações dos cães.

Jogar um balde de água.

Primeiramente teríamos que ter um balde cheio já preparado para isso, o que nunca temos nessas horas. E se for esperar que esse balde encha, até fazer um certo volume, os seus cães já se mataram. Sem contar que passado o susto e após  eles se separarem (Pois já fiz isso e não funcionou) eles voltariam a se agredir.

Bater objetos de metais como panelas próximo a cabeça dos cães.

Nunca tentei mas, além de danificar as panelas, teria que ser um barulho muito grande para tirar totalmente a atenção dos cães. Já houvi gente falar que fizeram um pau com várias latinhas de cerveja vazias amarradas e na hora da briga batia no chão indo pra cima dos cães e disseram que isso era infalível. Sinceramente não sei. Na dúvida vale a pena fazer.

Por que os cães brigam?

Existe vários motivos. Brigas por alimentação, território, cio canino, ciumes... Entretanto entre os animais domésticos as brigas mais recorrentes são as brigas por ciume. Dificilmente dois animais criados juntos brigam na ausência do dono.

Mas qual é o método infalível  que resolve de uma vez por todas?

Apesar de um pouco caro, mas realmente infalível o Extintor de Incêndio de CO2 é o melhor método para separar brigas entre animais. O extintor de incêndio de CO2 é extremamente pressurizado, por isso a sua utilização requer alguns cuidados.

Este extintor é o de CO2 de 2 Kilos e é exatamente este que tenho. Normalmente ele vem com uma mangueira de direcionamento porém como consegui com um bom desconto não veio com ela. 
Trava de Segurança:


Uma vez que o objetivo deste extintor é unicamente acabar com as brigas, o extintor deve sempre está a disposição quando a briga ocorrer. Esses lacres são extremamente difíceis de ser arrancados o que dificulta muito na hora de uma emergência, por isto assim que receber o extintor rompa o lacre (Amarelo) e deixe somente a trava de segurança. 

Para evitar perdas amarre a trava de segurança com um nylon ou cordão de modo que fique a uns 30 cm de distância, pois com o tempo os cães irão associar o barulho do metal da trava batendo do metal do cilindro como um sinal de disciplina.


Quando não estiver em uso deixe sempre a trava no lugar correto para evitar acidentes.


Como manusear o Extintor?

Tire a trava de segurança e em uma distância MINIMA de 3 a 4 METROS da briga então acione o extintor.
NUNCA acione o extintor em uma distância muito próxima pois o jato e são extremamente fortes, e extremamente GELADO ao ponto de congelar uma carne em poucos segundos, além de gerar queimaduras de frio. O que você deve entender é que apenas o Barulho, o Vapor de fumaça de CO2 saindo e susto do acionamento são suficientes para acabar com qualquer briga. Por isso uma distância de 3 a  4 metros é suficientemente segura.
Ver mais...