quarta-feira, 30 de julho de 2014

Dicas de estudos. - Concursos Públicos.

Existem alguns conselhos que quando seguidos podem ajudar tanto no estudo quanto na vida. Claro que você deve tomar cuidado com os conselhos que compra, mas é "na multidão de conselheiros que reside a sabedoria". As dicas que dou aqui podem ser aplicadas aos estudos e, com sucesso, a outras áreas de sua vida pessoal.

1 - O equilíbrio é essencial. Ao tomar consciência disso, você estará mais perto de buscar seu ponto de equilíbrio, caminho muito mais produtivo e saudável para alcançar seus objetivos.
2 - Esteja presente naquilo que está fazendo. Seja em uma prova ou em um jantar romântico, estar presente é fundamental para ter foco, atenção e sucesso. Se você está estudando uma matéria, não pense em outra, não pense em como seria bom estar curtindo com amigos. Foque naquilo que você está fazendo, esteja presente.
3. Entenda que qualidade vale mais do que quantidade. Nos estudos essa é uma máxima muito real. Quando você acha que estudar muito/muitas horas é mais importante do que estudar com qualidade, você acaba perdendo um tempo precioso que poderia estar sendo melhor empregado em sua preparação.
4 - Há quantidades mínimas de sono, trabalho e outras atividades, sem as quais elas não rendem. Você deve descobrir suas reais necessidades de cada atividade e pode melhorar sua relação estando presente nelas (fazendo-as bem e sem pensar em outras) e até mudar o número de horas a partir de um novo padrão de vida.
Exemplo: a) pessoas sedentárias precisam dormir mais: se você deixar de ser sedentário, terá mais horas de vida acordado e maior qualidade nelas; b) pessoas que esquecem os problemas antes de dormir irão mais rapidamente para o estágio de sono profundo e vão descansar melhor, recuperando-se mais do que aqueles que ficam remoendo problemas sobre o travesseiro.
5 - Não há um número padrão de horas de estudo onde a aprovação é garantida. Como dissemos no item 3, a qualidade é mais importante que a quantidade, mas existe uma fórmula de tempo ideal para o estudo. O número de horas ideal é o maior número de horas desde que a pessoa mantenha a qualidade do estudo e um mínimo de equilíbrio em sua vida pessoal. Ou seja, você precisa sentir que seu estudo está rendendo, sem se alienar do convívio social e das demais atividades de sua vida.
6 - Se, após todos os passos para administrar e obter tempo, ainda lhe faltar horas de estudo no seu dia ou na sua semana, você acabou de descobrir que vai levar mais anos para passar em um concurso. Tudo bem. Muitos servidores de hoje passaram pelo que você está passando e atualmente estão realizados. É possível. Mais uma dica: faça muitos resumos e revisões periódicas, e, eventualmente, reflita sobre a utilidade dos chamados "concursos escada".
Estas regras não funcionaram apenas para solteiros e sem filhos. Pessoas casadas, com filhos, com problemas, com doença na família, com idade avançada, todas elas podem chegar ao sucesso. Não aceite limitações como essas, pois são ilusórias. O máximo que a vida pode exigir de você é um pouco mais de esforço.
Torço para que essas dicas sejam de grande valia em seus estudos e sua vida, lembrando que ao aplicá-las você está um passo mais perto de conquistar seu sonho, seja ele a aprovação/o cargo, ou uma oportunidade de emprego, um relacionamento etc.
Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário